Este vídeo apresenta uma introdução às Finanças Públicas por meio de Denifições.
Você sabia que existe uma diferença entre Governo e Estado?
“Finanças Públicas é a terminologia que tem sido tradicionalmente aplicada ao conjunto de problemas da política econômica que envolvem o uso de medidas de tributação e de dispêndios públicos”. (Richard Musgrave).
“As finanças públicas são estudadas na economia governamental objetivando a implementação de medidas ótimas com vistas ao bem estar dos cidadãos. Portanto trata-se de uma área da ciência econômica que estuda a política fiscal bem como as políticas públicas relativas à natureza fiscal. Ademais, estuda-se conceitos como: receita pública, despesa pública, dívida pública, dentre outros conceitos.”
As Finanças Públicas estão relacionadas à atividade financeira (AFE) do Estado objetivando realizar a alocação ótima de recursos (Kleydson Feio).
A Atividade Financeira do Estado (AFE) propõe-se à satisfação das necessidades coletivas e concretizada em receitas e despesas. A Ciência das Finanças estuda a atividade financeira, isto é, uma atividade do Estado que se exprime em receitas e despesas (Teixeira Ribeiro).
1- Período Liberal;
2- Período Moderno;
3- Período Pós-Moderno.
Um dos elementos básicos das Finanças Públicas é a dívida pública:
1- Afeta o equilíbrio de uma entidade pública;
2- É a soma de todos os empréstimos contraídos;
3- É a diferença entre a receita arrecadada por meio de impostos e as despesas associadas com a gestão do ente público.
Diferenças Importantes: Finanças Públicas ≠ Finanças Privadas
A Teoria da Escolha Pública: É o ramo da economia que estuda as formas como as autoridades políticas competentes, tomam as suas decisões. Vale ressaltar que as decisões políticas, de conteúdo econômico e financeiro dos governos ou dos parlamentos, estão sujeitas a um conjunto de “poderes”, repartidos por diferentes agentes, que, ademais, desempenhavam funções distintas no sistema político; os quais, sempre e todos, interferiam, de qualquer modo, na decisão política, sobretudo na financeira, com fundamento na lei ou de facto.
Admite-se que os políticos agem de modo a maximizar a probabilidade da sua eleição. Esta teoria admite, assim que os representantes eleitos, os políticos, são maximizadores de votos. Tal como as empresas são maximizadoras de lucros.
Ênfase: As Falhas de Mercado.
OBS: Quando as decisões são ruins é devido às Falhas de Governo.
Este canal é destinado a ajudar as pessoas nas suas finanças pessoais, bem como em conhecimentos de economia, administração, logística e outras disciplinas da área de gestão para a capacitação empreendedora.
O professor Kleydson Feio é graduado em Economia e Administração e mestrando em Economia pela UnB.
Redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/kleydson_feio/
Facebook: https://www.facebook.com/Kleydson.Feio
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kleydsonfeio/
https://twitter.com/FeioKleydson
Fonte
Comments
4 respostas para “Introdução às Finanças Públicas: Qual a definição de finanças públicas?”
Muito bom. Aprendi bastante.
ótimo vídeo. gostaria muito da notícia dos estados que pagaram sua dívida pública, conseguiria pra gente?
grande aula!!! professor muito obrigado eu estou me preparando pra o teste na faculdade por meio de sua aula
Se a sequência fosse feita em bom rigor (forma continua) o seu canal seria em outras palavras muito maior do que é mas claro só me resta elogiar o seu trabalho professor