ASSINE A FINCLASS HOJE COM 50% DE DESCONTO: https://finc.ly/5f7d65861e
Entre no site do Sebrae: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
Empresa saudável gera lucros. E com as dicas do Primo Rico e do sebrae você aprende a melhorar a gestão do seu negócio com ótimas perspectivas para o futuro; veja!
Como podemos estudar a gestão financeira de um negócio de forma que a gente consiga entender realmente os “paranauê” mas sem que a gente esquente muito a cabeça com o processo?
1. Saiba precificar o seu produto – Saiba quanto custa o seu produto ou serviço e defina um preço certo, que cubra os custos e despesas do negócio, que o seu cliente esteja disposto a pagar e que também deixe um excedente (lucro) para reinvestir no negócio
Temos que envolver também o custo com funcionários, com a estrutura da empresa, custo com os impostos, a porcentagem de lucro…
Por isso, a dica aqui é ficar atento e realmente sentar e estruturar esse preço. Tem que se pensar em todas as variáveis possiveis pra fazer um preço que não te dê prejuízo, mas que ao mesmo tempo seja um valor do qual o seu cliente está disposto a pagar.
2. Alinhe a precificação do seu produto com o preço de mercado – a ideia é você ajustar o seu preço pelo preço do mercado, afinal de contas, se o seu preço está muito desalinhado com o mercado, não faz sentido.
3. Planeje receitas, gastos e investimentos – Quando criamos a empresa, obviamente temos o intuito de fazê-la crescer… Por isso, precisamos alinhar o nosso planejamento de receitas e de gastos pra sempre irmos caminhando do jeito esperado que a empresa vá.
4 – Defina metas de receita superiores aos gastos – Eu acredito que as empresas tem que traçar metas objetivas em relação às suas vendas.
Por exemplo:
Sua empresa vai lançar um produto novo no mercado. Com isso, é muito importante que você utilize as metas pra estipular CENÁRIOS, tentando prever o melhor cenário possível, o cenário “ok”, e o pior cenário possível.
Porque assim, até mesmo quando você está no processo de criação, você consegue ir definindo problemas a serem resolvidos e ir alinhando melhor o cenário real com os cenários estipulados.
5. Controle tudo que entra e sai (receitas e despesas) do caixa
Outra dica que parece fácil na prática, mas na hora da verdade é algo que temos que ter cuidado.
Fluxo de caixa não é algo pra se brincar, até porque, segundo dados do Sebrae, 60% das pequenas e micro empresas quebram por algo relacionado a ele.
E o que acontece é: não prestamos tanta atenção ao fluxo de caixa, começa a vir pagamentos à prazo, o fluxo começa a ficar necessitar um gerenciamento, e, por nós negligenciarmos essa necessidade, quando vemos, já tá tudo fora de controle na empresa.
A coisa é simplesmente cuidar do fluxo de caixa de perto para ter sucesso. Entender pra onde o dinheiro vai, como ele ta indo, quando o dinheiro volta… Pode parecer complicado, mas o site do SEBRAE te dá dicas a entender como fazer isso da forma correta, inclusive para ganhar dinheiro!
6. Não compre mais do que o necessário para o estoque
É fundamental ter um bom gerenciamento do seu estoque. Apesar de comprar mais dar um maior desconto, para quem está começando, isso não faz sentido. A ideia é você sempre comece com um estoque do qual você consiga controlar.
7. Controle receitas e despesas – Não prestamos tanta atenção ao fluxo de caixa, começa a vir pagamentos à prazo, o fluxo começa a ficar necessitar um gerenciamento, e, por nós negligenciarmos essa necessidade, quando vemos, já tá tudo fora de controle na empresa.
Então, temos problemas: um deles, por exemplo, é sempre receber dos clientes antes de pagar os funcionários e fornecedores da empresa. Tudo bem que muitas vezes isso é difícil, mas o quanto mais você evitar a possibilidade de surpresas no pagamento, é melhor.
8. Não misture os dinheiros. O caixa da empresa não pode ser o bolso do empreendedor.
Eu alerto sempre, mas é sempre bom reforçar primos: caixa de empresa não é carteira de empreendedor.
Tudo bem que, principalmente quando se é MEI, separar os dois não seja lá algo tão fácil. Mas é necessário.
Ou seja: não misture. Por mais que às vezes possa parecer que não vai fazer tanta diferença… vai.
9. Formas de captação de dinheiro – Negocie com bancos e fornecedores, avalie prazos e taxas e pesquise as formas mais baratas.
Apesar de ser trabalhoso, faz muito sentido que você vá ver em cada banco o que você consegue. É nessa ida que você consegue opções, e opções melhores.
10 – Recorra ao crédito só depois que esgotarem suas opções – toda dívida fragiliza, primo. Você tem que tomar muito cuidado.
Apesar do crédito ser muito sedutor, temos que ter o controle e também alinhar com o nosso fornecedor.
Fonte
Comments
39 respostas para “10 dicas INFALÍVEIS para a GESTÃO FINANCEIRA de um pequeno negócio!”
Gostei
Tenho uma empresa a 3 anos e a cada dia pior , ja ficamos meses sem vender nada .
Vejo que iniciamos completamente errado , sem nenhum conhecimento nos iludimos no inicio , na pandemia foi o momento em que mais vendemos e nao usamos a cabeça .
Muito ruim o sentimento de fracasso.
Pensamos em parar de vez pois uma empresa que so paga conta nao é uma empresa.
Olha que o ramo é bom e tem crescido a cada vez mais no mercado.
Isso esta a quebrar as minha meta a misturas de conta pessoal e conta empresa
Isso esta a quebrar as minha meta a misturas de conta pessoal e conta empresa
Perfeito suas dícas são de ouro, acabei de chegar e ja aprendi muito só com esse seu vídeo.
Gostei do Caíque…
Estou querendo abrir um açougue com meu cunhado e eu vou ficar. Frente da gestão,preciso aprender a gerenciar e como fazer nosso açougue subir 🙏.
Oie, não vim pedir dinheiro, venho pedir emprego, se alguem porventura souber de alguma vaga home office ou em São Luís pfv me falem, estou cursando ciência da computação de manhã, conhecimentos de informática e básico de pacote Office (não uso pois não tenho money) venho buscar algum emprego, se alguem conhecer alguma vaga ou alguém pfv e falem ou me indique desde já agradeço.
Sou empreendedora há uns 5 anos e posso dizer com toda ctz que misturar os valores pessoais e da empresa é o que mais quebra as pessoas.
Eu só resolvi isso quando comecei DE VERDADE a viver uma vida que meu salário( só o salário e não o lucro da empresa) comportava. É completamente essencial estar gerindo o dinheiro pessoal. Se vc ainda é descontrolado com o seu próprio dinheiro, gasta mais do que devia, não anota gastos, não te metas de gastos pra cada coisa, vive estourando cartão de crédito, compra coisas desnecessárias, tenha ctz que vc vai usar o dinheiro da empresa.
E a médio e a longo prazo, isso pode te falir, pois entra numa bola de neve.
Depois não tem dinheiro pra reinvestir, fica pra trás, vende ainda menos e sabem qual resultado disso.
Levei uns 14 meses pra me restabelecer, agora nunca mais eu faço esse tipo e coisa. Virei a senhora organizada com as finanças , metas de gastos e anotações. Tudo melhorou depois disso.
Alguém se inscreveu nos cursos da Sebrae pelo link que o primo deixou?
Misturar as contas realmente é um dos piores erros.
Obrigado primo 😊
Eu tenho uma empresa julia pluz rua ouvidor 161 já tem dois anos eu tenho 21 anos e no Rio de janeiro
Vr choquecallata
Eu sei vender bem eu vou fazer curso do marketing amo ❤️ eu já falei por meus pais
Olá, pessoal, vimos que vocês tem preocupações em manter uma qualidade de gestão no seu negócio, temos um sistema gratuito e completo para estar ajudando nessa gestão, o sistema "Controle Ideal" é a solução perfeita para gerenciar seu comércio de maneira eficiente. Com funcionalidades intuitivas e abrangentes, oferece um controle completo sobre estoque, vendas, finanças, gestão de clientes e muito mais, entrem no nosso canal e dêem uma olhada ☺️
Aprendi muita coisa hoje! obrigado mano
Qual aplicativo recomendado para pequenas empresas, para fluxo de caixa ??
Tenho um pequeno estoque de produtos natura gosto porq quando as vendas tão poucas faço alguns kits e consigo para os boletes.
Parabéns. Excelente Vídeo, conteúdo relevante e pertinente
Começar tudo sem conta
Por exemplo, os autônomos que trabalham com agendamento, eu atendo com hora marcada e sempre peço sinal, como fica?. Esse mês faturei 6mil entre sinal e serviço realizado. Eu anotei tudo que gastei com stúdio e ficou no valor de 3 mil. Você acha que tem algo de errado?
Essa aí é a pior misturar dinheiro kkkk
Comecei tem menos de 6 meses uma empresa (MEI) com meu esposo. Estamos em casa e daqui a alguns dias iremos abrir um ponto físico. O que faturamos no momento não dá pra pagar pró-labore do meu esposo, já que ele está colocando a mão na massa. Mas a loja está andando sozinha, pelo menos na compra de insumos e coisas básicas. Estamos arriscando no ponto físico porque a aceitação é boa, conseguimos vender os lanches todos os dias.
Para a gestão financeira, recomendo as planilhas do Lucas (Empresa Lucrativa). Digita no Google. Ela está sendo imprescindível e quase tudo que o primo falou eu já sabia por causa dessas planilhas. Não misturamos contas, controlamos as entradas e saídas, temos uma planilha de precificação, incluindo despesas fixas, controle econômico e várias coisas. Espero que no ponto físico a empresa já tenha condições de pagar o pró-labore do meu esposo. Sucesso.
"por increça que parivel"
Boa noite
Velho, sério, você me ajudou muito! Grato a Deus por tu existir.
Peimo como você dividi, gerência seu dinheiro!!?? Curte aqui quem também quer ver pra ele notar e fazer um vídeo sobre
Eu criei a minha empresa de prestação de serviços de frio e climatização. Montagem e manutenção de ac e reparação de arca e Geleira.
Parabéns Primo
2:40 5:30 6:50 8:04 xxxx 10:10 17:20 12:45 14:20 16:00
gostei estou pensando em começar a empreender e aos poucos vou conseguir meu objetivo 🎉❤
Tenho uma empresa de propaganda, toldos, tapetes entre outras coisas e funções, como poderia fazer essa pesquisa de campo ?
Eu to mal na administração do meu negócio,sei que ganho um bom dinheiro,mas não sobra nada
Fantástico sua explicação.
Eu quero ganha bom dinheiro
Isto e a chave do sucesso
muito bom, ajudou demais!
Tem um minuto que ele fala “ por encreça que parivel” kkkkk